sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Um pouco de aventura nas aulas das séries iniciais.


Com a ajuda de uma corda e o apoio dos
amigos sobem na arvore para lançar-se na
tirolesa.


Aluna india da tribo Arara se preparando

para a descida na tirolesa



Atualmente é fundamental que a sociedade adquira conhecimentos e formem cidadãos com novas atitudes e valores em relação ao meio ambiente. Também fica notório que a sociedade organizada vem buscando alternativas para a preservação e melhoria da vida no planeta.

Muito se falou durante nas décadas passadas que o buraco na camada de ozônio da atmosfera e o efeito estufa iriam dificultar ou até por fim a vida humana na terra. Com esta catástrofe anunciada houve uma mobilização por parte da sociedade mundial, o que fortaleceu diversas entidades e organizações ambientais.

A partir daí inicia-se uma corrida em prol da preservação da vida e uma infinidade de reuniões, fóruns, congressos, convenções e conferências ocorreram a partir deste período, em níveis locais, regionais, nacionais e internacionais, culminando em diversos acordos, tratados, cartas, declarações, protocolos, normas, resoluções e planos. No entanto a implantação das mudanças responsáveis para reverter este caótico quadro encontra-se em ritmo muito aquém do desejado, pois as questões econômicas ainda prevalecem nos mais diversos fóruns de discussão sobre o futuro da vida no planeta.

Ciente de que o esporte se relaciona com a natureza principalmente através do movimento esportivo denominado Esportes da Natureza, que são atividades esportivas que se caracterizam pela interação de seus praticantes com o ambiente natural, ou seja, são praticados na terra, água ou ar, e dispostos a colaborar com informações benéficas a respeito deste problema e chamar a atenção de nossos alunos para a construção de um futuro mais propicio, ensinando a eles como conviver com o meio ambiente de forma a fazer uso e respeitar ao mesmo tempo, nos propusemos a desenvolver atividades que envolveriam Educação não só para o físico, mas para a mente, para sociedade e para o futuro da humanidade.

Com algumas cordas, uma simples carretilha, algumas arvores e um pouco de criatividade as aulas de Educação Física nas séries iniciais da E.E.E.F.M. Tupã em Nova Colina vem chamando a atenção dos funcionários e demais alunos. É que o professor Belmiro Barriviera titular da área naquele Estabelecimento de Ensino resolveu dar uma inovada em suas atividades e proporcionar um pouco de conhecimento ambiental e ao mesmo tempo mais aventura a seus alunos.

Estimulado com as aulas de Esporte da Natureza ministradas pelo Prof. Cezar Ricardo do Curso de Educação Física do CEULJI-ULBRA e contando com o apoio da Diretora da Escola Profª. Zenaide foram comprados com recursos da Escola 50 metros de corda de seda, em contrapartida o Professor adquiriu com recursos próprio uma carretilha e mais 12 metros de corda da mesma qualidade.

De posse deste material ficou fácil inovar as aulas dos pequenos com atividades naturais como trepar, equilibrar, balançar, deslocar em situação acima da base terrestre e até lançar-se em queda livre. Com isso estamos criando situações que vem quebrando paradigmas como: tenho medo de altura, não consigo fazer isso, ele não consegue porque é gordo, se cair vai se quebrar todo, entre outros que vocês já conhecem.

Nenhum comentário: