quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

RELATÓRIO DA REUNIÃO DO CEC

Nos dias 4 e 5 de dezembro, eu Tânia Mara e a profª. Nilza, estivemos em Porto Velho participando da reunião da Coordenadoria de Esporte e Cultura. O objetivo da reunião era de planejar as ações para 2009 e avaliar as executadas em 2008.

No dia 4 – Horário matutino, 1º Momento - Aconteceu a cerimônia de abertura com a presença da profª. Marli Cahulla ( Secretária Estadual de Educação), profº. Pascoal de Aguiar ( Secretário adjunto da Seduc), Profª Irany Freire (coordenadora Pedagógica) e Profª Márcia Cassol ( Coordenadora do CEC). Na oportunidade a secretária cobrou muito empenho do CEC, no sentido de eleger uma equipe competente e profissional para desenvolver as ações do CEC. Após as falas das autoridades os quais reforçaram a importância da Educação Física, Esporte e Cultura, houve a entrega de 1 computador para cada Coord. De Educação Física/REN/SEDUC.

2º Momento – A professora Márcia de Lourdes Cassol justificou as dificuldades em estruturar a Coordenadoria e desenvolver ao mesmo tempo os eventos, uma vez que a mesma foi criada neste ano. Informou que o processo dos kits esportivo está concluído e o mesmo será entregue no início do ano letivo 2009.

3º Momento – A equipe do CEC – (Josinete, Janete e Luizete) apresentou os projetos: Escola Aberta e Mais Educação.

4º Momento – A Professora Telma responsável pelos eventos culturais, disse que para a Cultura, pretende desenvolver duas ações, sendo a 1ª uma capacitação de Recursos Humanos em Cultura Escolar, oferecendo oficinas de dança, teatro e música. Na 2ª ação, ficou a promoção da Mostra Cultural a nível municipal, regional e estadual.

Horário Vespertino – Professor Fábio, apresentou os programas do CEC, sendo: Educação Física Escolar, Esporte na Escolar, CER, JOER, Jogos Escolares Especiais, Olimpíadas Escolares, Mostra cultural (Teatro, dança, Música), Escola Aberta e Mais Educação. Posteriormente avaliou as dificuldades encontradas para realizar os jogos, justificando-as e nos orientando como proceder com as firmas que prestam serviços.

Professor Lênis, apresentou a Lei de incentivo ao esporte e sobre os recursos Integração Escola Comunidade, orientando como proceder para ter acesso ao recurso. Informou ainda:

- que pode haver projeto de treinamento específico para atletismo e natação juntando alunos de várias escolas.

- que estão empenhados em corrigir a legislação da Educação Física, para garantir que o professor de Educação Física fique com as aulas de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental.

- que estarão criando um site para atender as necessidades da área, com: Histórico, Legislação, Regulamentos, Processos, Tramitação de documentos, Lista de Campeões/08, Termo de Adesão/09, Inscrição de Atletas e Escolas, entre outros.

No dia 05/12 – Horário matutino e vespertino, o assunto foi elaborar uma proposta para realizar os Jogos Escolares para 2009, ficando:

  • Inter classe - Março
  • Municipal – Abril/ Maio
  • Regionais (CER) – Maio/junho

- Metropolitano – Porto Velho

- Cone Sul – Colorado ou Vilhena

- Centro – Espigão do Oeste ou Pimenta Bueno

- Zona da Mata – Alta Floresta

- Noroeste – Jaru

- Norte – Ariquemes

- Parecis – Buritis

- Centro oeste – Ouro Preto ou Alvorada

- Mamoré – Guajará-mirim

- Guaporé – Costa Marques

  • Final : Junho/Julho/Agosto

- Categoria Infantil – Porto Velho – 27/06 a 04/07/09

- Categoria Juvenil – Ji-Paraná - 14 a 21/08/09

  • Jogos Escolares Especiais

- De 20 a 24/10/09 – Rolim de Moura

  • Olimpíadas Escolares

- Infantil – 10 a 20/setembro/09 – Poços de Caldas-MG

- Juvenil - 05 a 15/novembro/09 – Londrina-Maringá

ATENÇÃO: Não esqueça que referente a CER e JOER os locais e datas são proposta, ainda serão negociadas com representantes de ensino e prefeitos.

A reunião encerrou-se com sugestão de melhorias elaboradas por todos os participantes.


__________________________________

Professora : Tânia Mara Suematsu Vagetti

Coordenadora de Ed. Física/REN/Ji-Paraná

Nenhum comentário: