“A Conferência Nacional do Esporte, instituída por decreto presidencial em 2004, tem um papel fundamental para consolidação do esporte e lazer como direitos sociais.
Essa é uma tarefa de grandes dimensões, porque passa pelo reconhecimento do papel que a atividade esportiva e de lazer desempenha em nossas vidas. Trata-se de quebrar mitos e preconceitos e de assegurar maior transparência e participação popular no processo de gestão esportiva e de lazer.
O esporte e o lazer podem constituir fator de desenvolvimento sociocultural e econômico, gerador de emprego e renda. Criando uma dinâmica econômica em cadeia, com efeitos na indústria que produz material esportivo, no comércio que o distribui, na realização de eventos, no turismo, na promoção comercial, nas empresas prestadoras de serviços, enfim, em todos os setores.
Também é um componente fundamental na afirmação da identidade nacional, fator de unidade em nossa diversidade cultural.
Em todos os sentidos, é enorme a contribuição que as Conferências Nacionais do Esporte podem dar ao País. Sua finalidade central é democratizar a elaboração de Políticas na área de Esporte e Lazer, envolvendo a valorizando a participação de todos os segmentos da sociedade brasileira, com o fim de avançar na criação de mecanismos de controle e investimentos realmente eficazes e de uma política diferenciada para o desenvolvimento de regiões menos favorecidas.
Vale lembrar que as conferências anteriores teve como resultado, a definição das bases do Sistema Nacional de Esporte e lazer, a conquista da Lei de Incentivo ao Esporte, a reestruturação do Conselho Nacional do Esporte, o aperfeiçoamento da gestão dos programas Segundo Tempo, Esporte Lazer da Cidade e o Bolsa Atleta, o fomento à produção e divulgação do conhecimento do Esporte e Lazer, a deflagração do processo do Diagnostico Nacional de Esporte e lazer, o impulso ao esporte olímpico e paraolímpico com a realização dos Jogos Pan-americanos e a conquista da sede da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Buscando dar continuidade às conquistas até agora alcançadas, será realizada a III Conferência Nacional do Esporte, com o foco: A Construção do Plano Decenal, que tem como objetivo definir, diretrizes, metas e compromissos para o desenvolvimento do esporte e do lazer para os próximos dez anos.
A III Conferência Nacional do Esporte será realizada em etapas não eletivas (Preparatória e livre) e eletivas ( municipal ou regional, estadual) e por fim a Etapa Nacional.”
O Prefeito Municipal José de Abreu Bianco, através do Decreto N. 14588/GAB/PMJP/2010 nomeio uma Comissão Organizadora a qual será presidida por Cleberson Jair Patrício de Oliveira ( Secretário Municipal de Esporte), Glauber Bedini de Jesus ( Coordenador do Curso de Educação Física da ULBRA) e representantes de diversas instituições, para realizarem a Etapa Municipal da Conferência em Ji-Paraná.
Sendo assim, a mesma será realizada nos dias 09 e 10 de Abril, na Ulbra, onde serão discutidas e elaboradas propostas para os seguintes temas:
01. Sistema Nacional de Esporte e lazer
02. Financiamento
03. Infra-estrutura
04. Esporte, inclusão e intersetorialidade
05. Ciência e Tecnologia
06. Esporte de Alto Rendimento
07. Governança no Esporte – regulação pública e privada do esporte
08. Futebol Patrimônio Cultural
09. Impacto do esporte na economia
10. Esporte, Lazer e Juventude
O Esporte é um dever do Estado e um direito do cidadão, sendo assim contamos com a participação de toda a sociedade.
Inscrições Abertas na: Coordenação de Educação Física da REN/SEDUC; Secretaria Municipal de Educação; ULBRA e Secretaria Municipal de Esporte.
Atenciosamente,
Profª Tânia Vagetti
Coord. Ed. Física
REN/SEDUC
sábado, 27 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário