sábado, 17 de janeiro de 2009

Concepções e Tendências da Educação Física Escolar

Resenhado por Tânia Mara Suematsu Vagetti, quando cursista do curso de especialização – Esporte Escolar da Universidade de Brasília.

Ao longo dos anos os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando, mas ainda hoje influenciam a formação do profissional e as praticas pedagógicas.(p 107)
Segundo os PCN’s de Educação Física para compreender o momento atual é necessário considerar suas origens, abordando as principais influencias que marcam e caracterizam esta disciplina.
No século passado, a Educação Física esteve vinculada as instituições militares e a classe medica. Muitos médicos buscaram modificar hábitos de saúde e higiene da população. A Educação Física, então, tinha como meta a constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível as doenças. Alem disso deveria incutir nos homens e mulheres a responsabilidade de manter a “pureza” e a qualidade da raça branca, ou seja a eugenia.
No modelo militarista, os objetivos da Educação Física eram vinculados a formação de uma geração capaz de suportar o combate, a luta, para atuar na guerra, por isso era importante selecionar os indivíduos “perfeitos” fisicamente e excluir os incapacitados (p 107)
No ano de 1851, Couto Ferraz tornou a Educação Física obrigatória nas escolas do município da Corte.
Em 1882, Rui Barbosa deu parecer favorável sobre a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas
No inicio desse século, a Educação Física ,sob o nome de ginástica, foi incluída nos currículos de diversos estados brasileiros.
Entre 1920 e 1930 o esporte de alto nível estava presente na sociedade, mas teve sua
Ascensão entre 1969 e1979.
Nessa época, os governos militares, que assumiram o poder, passam a investir no esporte na tentativa de fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, na medida em que ela participaria da promoção do pais por meio do êxito em competições de alto nível.
Foi nesse período que a idéia central girava em torno do Brasil-Potência, no qual era fundamental eliminar as críticas internas e deixar transparecer um clima de prosperidade e desenvolvimento.
A partir da década de 1980, o modelo esportivista passa a ser muito criticado pelos meios acadêmicos e passam a discutir a necessidade de mudanças. (P.108)
Em oposição a vertente mais tecnicista, esportivista e biológica, surgem novos movimentos na Educação Física escolar.
Atualmente, coexistem na área de Educação Física várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista, esportivista e tradicional. Dentre elas podemos destacar: Psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, crítico – emancipatoria , saúde renovada, PCN´S.(P.110)

1.Psicomotricidade

1.1 - Esquema corporal

A criança toma consciência de seu corpo e dos possibilidades cinéticos.

Quando não adequadamente construído implicará:

- Coordenação de movimentos (se atrapalha para se vestir)

- Habilidades manuais são penosas e difíceis.

- Caligrafia é feia.

- Leitura não harmoniosa.

- Não segue ritmo na leitura.

1.2 - Lateralidade

Estabelecimento da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo. Ocorre naturalmente durante o crescimento, pode ser: homolateralidade ou lateralidade cruzada.

Quando não está bem definida ocorre:

- Problemas de orientação especial;

- Incapacidade de seguir direção gráfica – Esquerda para direita.

1.3 - Estruturação espacial

É a organização do mundo exterior, a partir do EU como referência, depois com relação a outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento.

Se estiver com problemas de estruturação espacial, não perceberá a diferença entre esquerda ou direita das letras e números.

Não distingui “b” “d” “q” “21” de “12”

Acima e o baixo

“b” “p” “on” “ou”

1.4 - Orientação temporal

- Capacidade de situar-se no presente em relação a um “ antes

a um depois”

- Avaliar o movimento no tempo.

- Distinguir o rápido do lento, o sucessivo do simultâneo.

A noção do tempo pode ser desenvolvida a partir de pontos de referencias: hora das refeições, hora de dormir, dias de atividades especiais, como lazer aos domingos, natal, data de aniversário, etc.

Quando se tem problemas de orientação temporal, geralmente, apresenta dificuldades que envolve estruturação espacial.

Ex.: Sente dificuldades de reconstruir uma frase cujas palavras estejam misturadas.

- Fracasso em matemática , pois precisa possuir noções fileira,

coluna e combinar formas para fazer construções geométricas.

1.5– Equilíbrio, tônus e postura

Capacidade de conquistar atitudes habituais cômodas de serem mantidas, com o mínimo de fadiga e sem desequilíbrios ou vícios de postura.

Quando se tem problemas de tônus e postura, apresentam impressão de desleixo, cansaço, não consegue ficar quieta.

1.6 – Coordenação motora fina

É o domínio do gesto e dos objetos que manipula. É a percepção e a compreensão da imagem a reproduzir.

Quando se tem transtorno nesta coordenação geralmente apresentam dificuldades: desenhar, recortar, escrever, enfim todos movimentos que exijam precisão na coordenação olho e mão.

2. Construtivismo

Influenciada pela psicomotricidade, a perspectiva construtivista busca a formação integral, inclui ao movimento humano discussões afetivas e cognitivas.

Objetivo da Educação Física – Respeitar o universo cultural dos alunos, explorar a gama múltipla de possibilidades educativas de suas atividades lúdicas, e, gradativamente propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vista a construção do conhecimento.

Observar a importância da participação dos alunos na solução de problemas.

Conhecer é sempre uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação num processo constante de reorganização.

3. Desenvolvimentista

O movimento é o principal meio e fim da Educação Física.

A Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, conquanto possam estar ocorrendo outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades.

Objetivo da Educação Física – Oferecer experiências de movimentos adequados ao seu nível de crescimento e desenvolvimento. Portanto a necessidade de adequação de conteúdos ao longo das faixas etárias.

Surge a proposta taxionômica para desenvolvimento hierárquico motor, ou seja, classificação hierárquico dos movimentos.

4. Critíca - superadora

Educação Física crítica atrelada as transformações sociais, econômicas e políticas, tendo em vista a superação das desigualdades sociais.

A pedagogia apropriada deve versar não somente como se ensinam e como se aprendem esses conhecimentos, mas também sobre as suas implicações mais valorativas e ideológicas, valorizando a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico.

O aluno compreender que a produção cultural da humanidade expressa uma determinada fase e que houve mudança ao longo do tempo. Conteúdos para aulas de Educação Física, sugere que se considere a sua relevância social, sua contemporaneidade e suas adequação as características sócio-cognitivas dos alunos.

5. Crítico – emancipatória

Confronta num primeiro momento, o aluno com a realidade do ensino, o que o autor denominou de transcendência de limites. Concretamente a forma de ensinar pela transparência de limites pressupõe três fases:

Na primeira os alunos descobrem, pela própria experiência manipulativa as formas e os meios para uma participação bem sucedida em atividades de movimentos e jogos. Devem também manifestar pela linguagem ou pela representação cênica, o que experimentaram e o que aprenderam, numa forma de exposição e por último, os alunos devem aprender a perguntar e a questionar sobre suas aprendizagens e descobertas, com a finalidade de entender o significado cultural da aprendizagem.(P.122)

6. Saúde Renovada

Busca alternativas que possam auxiliar na tentativa de reverter a elevada incidência de distúrbios orgânicos associados a falta de atividade física.(Guedes & Guedes – 1996).

Nahas (1996), sugere que no ensino médio o objetivo da Educação Física seja o de ensinar conceitos básicos da relação entre atividade física, aptidão física e saúde, procurando atender a todos os alunos, principalmente os que mais necessitam, sedentários, baixa aptidão físicas, obesos e portadores de deficiências.

Os autores consideram que as atividades esportivas são menos interessantes para a promoção da saúde, em razão da dificuldade no alcance das adaptações fisiológicas e segundo porque não prediz sua prática para sempre.(P.124)

Portanto nesta abordagem o ensino contempla não apenas as práticas, mas também subsídios teóricos os quais irão permitir ao aluno decisões quanto a doação de hábitos saudáveis de atividade física ao longo de toda a vida.

7.PCN´s

Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), tem como função subsidiar a elaboração ou a versão curricular dos estados e dos municípios. Devem auxiliar os professores a refletirem e organizarem seu próprio trabalho pedagógico.(P.126)

Os conteúdos estão organizados em três blocos: Conhecimento sobre o corpo; esporte, jogos, lutas e ginástica; Atividades Rítmicas e Expressivas. Os blocos articulam-se entre si, pois tem vários conteúdos em comum, mas guardam especialidades. Os conteúdos de aprendizagem devem contemplar as dimensões: Conceituais (fatos, princípios e, conceitos), Procedimentais (ligados ao fazer), Atitudinais (normas, valores e atitudes), o princípio da inclusão e os temas transversais.

Em suma, um modelo de Educação Física que fuja dos moldes tradicionais/esportivista precisa abordar as abordagens que tenham um infoque mais psicológico (Psicomotricista, Desenvolvimentalista e Construtivista) aquela com enfoque mais sociológico e político (Crítico-superadora, Crítico-emancipatória, e aquela contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais) e também biológica, como a Saúde-Renovadaq. (P.131)

Referências Bibliográficas

Brasil.Secretaria de Educação Fundamental. PCN’s: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais.Brasília, MEC/SEF, 2001.

Brasil.Secretaria de Educação Fundamental. PCN’s: Educação Física de 1ª a 4ª series.Brasília, MEC/SEF, 2001.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. PCN’s: Educação Física de 5 ª a 8ª series. Brasília, MEC/SEF, 2001.

Coletivo de Autores. Metodologia do Ensino de Educação Física (Coleção magistério, 2º grau. Série formação do professor). São Paulo, Cortez, 1992.

DARIDO, Suraya Cristina. Modulo 2 Dimensões Pedagógicas do Esporte ( Ministério do Esporte) Brasília: Universidade de Brasília / CEAD,2004.

Nenhum comentário: