SOUZA, Adriano. & SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do Esporte. Modulo 2 Dimensões Pedagógicas do Esporte ( Ministério do Esporte ), Brasília: Universidade de Brasília/CEAD, 2004.
Hodiernamente fala-se muito sobre a falta de qualidade no ensino do esporte que é oferecido na escola, ou seja, nas praticas tradicionais, as quais são excludentes, seletivas, repetitivas e que tratam o corpo como máquina.
Para entender essas praticas vamos rever o constituir na nossa sociedade ocidental.
Segundo Peixoto no texto educação personalista, Emmanuel Mounier não escreveu nenhuma obra especifica sobre educação, mas que é possível relacioná-las, vejamos:
A racionalidade da herança iluminista-liberal tem sido a orientação hegemônica da sociedades ocidentais. Essa racionalidade tem procurado direcionar a ação do Estado,do mercado, das pessoas e das instituições em geral de forma que, os interesses do capital sejam garantidos. Isso faz com que a razão, assuma uma orientação meramente instrumental, voltada para a produção, dominação, alienação e para a exploração.
É uma idéia de razão que reduz o homem ao mundo das coisas, o destitui de sua humanidade.As diretrizes pedagógicas que adotam essa idéia de razão tem transformado a educação num instrumento de negação da pessoa.
A vertente liberal democrática ( Dewey ) trouxe contribuições importantes, como: a luta pela escola publica e gratuita, o fim do autoritarismo e a afirmação da liberdade do educando.Entretanto, suas perspectivas gerais apontam para a manutenção da ordem capitalista.
O protótipo da educação, para essa vertente, é a que garante a preparação do educando para que este consiga a ascensão social. Essa ascensão social será conseguida por aqueles que melhor desenvolverem seus talento. Com isso é admitida a seleção natural, em que os mais espertos ou mais fortes vencem.
Algumas propostas pedagógicas progressistas foram apropriadas pelos neoliberais, não como objetivo de se constituírem num meio de promoção e humanização dos homens como pessoas, mas como instrumento de promoção destes como indivíduos, preocupados apenas com o sucesso profissional, sem uma visão critica das estruturas geradoras das desigualdades sociais e, portanto, da exclusão.
Segundo um coletivo de autores, existem 2 classes , a trabalhadora e a proprietária. A trabalhadora luta por emprego, salário, alimentação, transporte, habitação, saúde, educação, enfim, as condições dignas de existência.A proprietária querem acumular riqueza, gerar mais renda, ampliar o consumo, o patrimônio.
Como se vê, os interesses de classe são diferentes e antagônicos.Nesse movimento de afirmação de os interesses acirra o conflito, o que vem provocar uma crise.E é exatamente dessa crise que emergem as pedagogias. A pedagogia é a teoria e método que constrói os discursos, as explicações sobre a pratica social e sobre a ação dos homens na sociedade, onde se dá a sua educação. Por isso a pedagogia teoriza sobre educação que é uma pratica social em dado momento histórico.
Uma pedagogia entra em crise quando suas explicações sobre a prática social já não mais convencem aos sujeitos das diferentes classes. Nessa, crise outras explicações pedagógicas vão sendo elaboradas, tal como Educação Personalista.
O personalismo é contra essa racionalidade que pensa, articula e institui a educação para a preservação da “desordem estabelecida”, é contra a educação que contribui, no cotidiano de sua prática, para a manutenção de uma ordem social excludente, desumana, despersonalizadora; é contra essa razão técnica que tem direcionado as políticas educacionais e as praticas pedagógicas para a preservação das estruturas da sociedade capitalista.
Mounier lançou um grito de alerta: “ Homem, acorda!” mostrando a necessidade do homem romper com seu mundo egoísta, fechado e acomodado, para se comprometer com projetos de transformação da sociedade de modo que fosse criada uma sociedade mais justa e humana.
O modulo 2 ,unidade l, os autores apresentam a pedagogia do esporte, apontando caminhos para um redirecionamento da área, uma vez que as pedagogias utilizadas não atendem a sociedade neste momento histórico.
Se pedagogia é uma reflexão sobre todo o contexto que envolve a ação educativa, onde possa efetivar uma pratica de intervenção comprometida, intencional, dirigida, organizada e ciente de suas responsabilidades educacionais ( p.9) A pedagogia do esporte não deve ser diferente, ou seja deve sempre contemplar ações educativas no ensino do esporte tais como: generosidade, respeito as regras e adversários ,tomada de consciência sobre a praticado esporte e sua ideologia, entre outras.Também é necessário que os profissionais da área realizem intervenções adequadas, sendo um facilitador da aprendizagem, cientes das suas responsabilidades e que possam responder pedagogicamente: como ensinar esportes, o que ensinar, para quem, e por que ensinar.
O ato de ensinar não pode ser considerado tarefa simples de transmissão de conhecimento ou imitação de gestos e segundo Libâneo que negam contextos e responsabilidades sociais e de formação de cidadãos (p 11)
De acordo com os autores ensinar esportes deve ser entendido como uma pratica pedagógica, desenvolvida dentro de um processo de ensino-aprendizagem, que leve em conta o sujeito aluno, seu contexto, alem de seus vários ambientes relacionáveis, criando possibilidades para a construção desse conhecimento, inserindo e fazendo interagir o que o aluno já sabe com o novo, ampliando-se assim, sua bagagem cultural. (p13)
A pedagogia tradicional está caracterizada pela repetição exaustiva de gestos, e movimentos na busca da automatização, na valorização da técnica como única forma eficiente, na seletividade, pois nem todos os alunos conseguem reproduzir os movimentos, e no ensino fragmentado que vão dos fundamentos ao jogo em si.
As abordagens inovadoras estão caracterizada pela resolução de problemas onde os alunos são instigados a explorar e criar respostas motoras, é respeitado a competência interpretativa através dos graus de dificuldades adequadas ao nível dos alunos, aprende-se a jogar jogando, é oferecido ao aluno autonomia para buscar no seu acervo diversas possibilidade de respostas.(p 46)
Algumas da ofensivas pedagógicas ao ensino do esporte,são:
Proposta Julio Garganta e outros autores portugueses é agrupar os jogos coletivos que apresentam semelhanças, por exemplo handebol, basquete e futebol, os três exigem trabalho de resistência, velocidade, força e de coordenação táctica-técnica. Os conhecimentos adquiridos numa pratica podem ser transferidos para outro, assim “ o aluno percebe a estrutura de um jogo,uma identidade com uma estrutura já encontrada e que ele reconheceria no mesmo ou noutro JDC”(p 24 )
Proposta Werner, Thorp e Bunker, ensinando jogos pela compreensão (TGFU). Os professores devem propor atividades que sejam compatíveis com o nível de habilidade do aluno, e , assim mediante a desafios táticas, eles são levados a obter sucesso durante todo o processo de aprendizagem do jogo, sentindo-se competente a cada passo. Para isso, o professor pode e deve modificar os jogos, alterando regras e equipamento, criando um ambiente desafiador que leve os alunos a melhorarem suas habilidades e a rapidez nas tomadas de decisão no momento de solucionar um problema exigido por uma situação de jogo qualquer. Nesta proposta o ensinar vai do menos complexo, na seguinte ordem: jogos de alvo, jogos de passes, jogos de rede ou parede, jogos oficiais.(p 29}
Os autores do modulo propõem estratégias para organização didático-pedagógica da aula, sendo:1º momento- roda de conversa para que o professor exponha e explique a aula;2º momento- realização de um jogo adaptado dando ênfase a uma particularidade do jogo, trabalhado na aula anterior; 3º momento- exercitação de uma habilidade, não enfatizada na aula anterior; 4º momento- Realização de jogo formal; 5º momento- roda de conversa para avaliação e encaminhamentos. (p. 42 }
( Scaglia e Souza, 2002 ) encerram o modulo dizendo que a todo momento as abordagens inovadoras priorizam a autonomia e a tomada de consciência das ações engendradas ao longo do processo de ensino dos esportes. Alunos autônomos e detentores de ricos acervos de possibilidades de respostas para os jogos, conseqüentemente, desenvolverão sobremaneira suas respectivas inteligências para o jogo e , concomitantemente, para o mundo, pois só formaremos um cidadão independente, responsável e critico, quando esse entender consciente e competente para agir, interagir e resignificar a realidade em seu entorno. (p. 49).
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