sábado, 7 de fevereiro de 2009

Pedagogia do Esporte

SOUZA, Adriano. & SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do Esporte. Modulo 2 Dimensões Pedagógicas do Esporte ( Ministério do Esporte ), Brasília: Universidade de Brasília/CEAD, 2004.

Resenhado por Tânia Mara Suematsu Vagetti, cursista do curso de especialização-Esporte Escolar da Universidade de Brasília.

Hodiernamente fala-se muito sobre a falta de qualidade no ensino do esporte que é oferecido na escola, ou seja, nas praticas tradicionais, as quais são excludentes, seletivas, repetitivas e que tratam o corpo como máquina.

Para entender essas praticas vamos rever o constituir na nossa sociedade ocidental.

Segundo Peixoto no texto educação personalista, Emmanuel Mounier não escreveu nenhuma obra especifica sobre educação, mas que é possível relacioná-las, vejamos:

A racionalidade da herança iluminista-liberal tem sido a orientação hegemônica da sociedades ocidentais. Essa racionalidade tem procurado direcionar a ação do Estado,do mercado, das pessoas e das instituições em geral de forma que, os interesses do capital sejam garantidos. Isso faz com que a razão, assuma uma orientação meramente instrumental, voltada para a produção, dominação, alienação e para a exploração.

É uma idéia de razão que reduz o homem ao mundo das coisas, o destitui de sua humanidade.As diretrizes pedagógicas que adotam essa idéia de razão tem transformado a educação num instrumento de negação da pessoa.

A vertente liberal democrática ( Dewey ) trouxe contribuições importantes, como: a luta pela escola publica e gratuita, o fim do autoritarismo e a afirmação da liberdade do educando.Entretanto, suas perspectivas gerais apontam para a manutenção da ordem capitalista.

O protótipo da educação, para essa vertente, é a que garante a preparação do educando para que este consiga a ascensão social. Essa ascensão social será conseguida por aqueles que melhor desenvolverem seus talento. Com isso é admitida a seleção natural, em que os mais espertos ou mais fortes vencem.

Algumas propostas pedagógicas progressistas foram apropriadas pelos neoliberais, não como objetivo de se constituírem num meio de promoção e humanização dos homens como pessoas, mas como instrumento de promoção destes como indivíduos, preocupados apenas com o sucesso profissional, sem uma visão critica das estruturas geradoras das desigualdades sociais e, portanto, da exclusão.

Segundo um coletivo de autores, existem 2 classes , a trabalhadora e a proprietária. A trabalhadora luta por emprego, salário, alimentação, transporte, habitação, saúde, educação, enfim, as condições dignas de existência.A proprietária querem acumular riqueza, gerar mais renda, ampliar o consumo, o patrimônio.

Como se vê, os interesses de classe são diferentes e antagônicos.Nesse movimento de afirmação de os interesses acirra o conflito, o que vem provocar uma crise.E é exatamente dessa crise que emergem as pedagogias. A pedagogia é a teoria e método que constrói os discursos, as explicações sobre a pratica social e sobre a ação dos homens na sociedade, onde se dá a sua educação. Por isso a pedagogia teoriza sobre educação que é uma pratica social em dado momento histórico.

Uma pedagogia entra em crise quando suas explicações sobre a prática social já não mais convencem aos sujeitos das diferentes classes. Nessa, crise outras explicações pedagógicas vão sendo elaboradas, tal como Educação Personalista.

O personalismo é contra essa racionalidade que pensa, articula e institui a educação para a preservação da “desordem estabelecida”, é contra a educação que contribui, no cotidiano de sua prática, para a manutenção de uma ordem social excludente, desumana, despersonalizadora; é contra essa razão técnica que tem direcionado as políticas educacionais e as praticas pedagógicas para a preservação das estruturas da sociedade capitalista.

Mounier lançou um grito de alerta: “ Homem, acorda!” mostrando a necessidade do homem romper com seu mundo egoísta, fechado e acomodado, para se comprometer com projetos de transformação da sociedade de modo que fosse criada uma sociedade mais justa e humana.

O modulo 2 ,unidade l, os autores apresentam a pedagogia do esporte, apontando caminhos para um redirecionamento da área, uma vez que as pedagogias utilizadas não atendem a sociedade neste momento histórico.

Se pedagogia é uma reflexão sobre todo o contexto que envolve a ação educativa, onde possa efetivar uma pratica de intervenção comprometida, intencional, dirigida, organizada e ciente de suas responsabilidades educacionais ( p.9) A pedagogia do esporte não deve ser diferente, ou seja deve sempre contemplar ações educativas no ensino do esporte tais como: generosidade, respeito as regras e adversários ,tomada de consciência sobre a praticado esporte e sua ideologia, entre outras.Também é necessário que os profissionais da área realizem intervenções adequadas, sendo um facilitador da aprendizagem, cientes das suas responsabilidades e que possam responder pedagogicamente: como ensinar esportes, o que ensinar, para quem, e por que ensinar.

O ato de ensinar não pode ser considerado tarefa simples de transmissão de conhecimento ou imitação de gestos e segundo Libâneo que negam contextos e responsabilidades sociais e de formação de cidadãos (p 11)

De acordo com os autores ensinar esportes deve ser entendido como uma pratica pedagógica, desenvolvida dentro de um processo de ensino-aprendizagem, que leve em conta o sujeito aluno, seu contexto, alem de seus vários ambientes relacionáveis, criando possibilidades para a construção desse conhecimento, inserindo e fazendo interagir o que o aluno já sabe com o novo, ampliando-se assim, sua bagagem cultural. (p13)

A pedagogia tradicional está caracterizada pela repetição exaustiva de gestos, e movimentos na busca da automatização, na valorização da técnica como única forma eficiente, na seletividade, pois nem todos os alunos conseguem reproduzir os movimentos, e no ensino fragmentado que vão dos fundamentos ao jogo em si.

As abordagens inovadoras estão caracterizada pela resolução de problemas onde os alunos são instigados a explorar e criar respostas motoras, é respeitado a competência interpretativa através dos graus de dificuldades adequadas ao nível dos alunos, aprende-se a jogar jogando, é oferecido ao aluno autonomia para buscar no seu acervo diversas possibilidade de respostas.(p 46)

Algumas da ofensivas pedagógicas ao ensino do esporte,são:

Proposta Julio Garganta e outros autores portugueses é agrupar os jogos coletivos que apresentam semelhanças, por exemplo handebol, basquete e futebol, os três exigem trabalho de resistência, velocidade, força e de coordenação táctica-técnica. Os conhecimentos adquiridos numa pratica podem ser transferidos para outro, assim “ o aluno percebe a estrutura de um jogo,uma identidade com uma estrutura já encontrada e que ele reconheceria no mesmo ou noutro JDC”(p 24 )

Proposta Werner, Thorp e Bunker, ensinando jogos pela compreensão (TGFU). Os professores devem propor atividades que sejam compatíveis com o nível de habilidade do aluno, e , assim mediante a desafios táticas, eles são levados a obter sucesso durante todo o processo de aprendizagem do jogo, sentindo-se competente a cada passo. Para isso, o professor pode e deve modificar os jogos, alterando regras e equipamento, criando um ambiente desafiador que leve os alunos a melhorarem suas habilidades e a rapidez nas tomadas de decisão no momento de solucionar um problema exigido por uma situação de jogo qualquer. Nesta proposta o ensinar vai do menos complexo, na seguinte ordem: jogos de alvo, jogos de passes, jogos de rede ou parede, jogos oficiais.(p 29}

Os autores do modulo propõem estratégias para organização didático-pedagógica da aula, sendo:1º momento- roda de conversa para que o professor exponha e explique a aula;2º momento- realização de um jogo adaptado dando ênfase a uma particularidade do jogo, trabalhado na aula anterior; 3º momento- exercitação de uma habilidade, não enfatizada na aula anterior; 4º momento- Realização de jogo formal; 5º momento- roda de conversa para avaliação e encaminhamentos. (p. 42 }

( Scaglia e Souza, 2002 ) encerram o modulo dizendo que a todo momento as abordagens inovadoras priorizam a autonomia e a tomada de consciência das ações engendradas ao longo do processo de ensino dos esportes. Alunos autônomos e detentores de ricos acervos de possibilidades de respostas para os jogos, conseqüentemente, desenvolverão sobremaneira suas respectivas inteligências para o jogo e , concomitantemente, para o mundo, pois só formaremos um cidadão independente, responsável e critico, quando esse entender consciente e competente para agir, interagir e resignificar a realidade em seu entorno. (p. 49).

Referências Bibliográficas

PEIXOTO, Adão Jose. Filosofia Educação e Cidadania. Campinas, Alínea, 2004.

LIBÂNEO, Jose Carlos. Pedagogia e Pedagogos, Para que?. São Paulo, Cortez, 2004.

Coletivo de Autores. Metodologia de Ensino de Educação Física (Coleção magistério 2º grau. Serie formação do professor). São Paulo, Cortez, 1992.

FREIRE, Paulo. Papel da Educação na humanização.(Internet).

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