Colega professores, como vocês viram nos textos anteriores o esporte é um direito de todos, previsto na constituição Brasileira de 1988, no entanto em nosso país não oferecemos a pratica esportiva em plenitude e ainda perdemos a cada dia mais adeptos. Por que? A resposta é fácil, nos historicamente adotamos o ensino tecnicista, ou seja, a pura repetição de movimentos, exercícios e gestos, muitas vezes copiados dos atletas de alto rendimento. É lógico que para crianças e adolescentes é uma cobrança superior a suas possibilidades e dessa forma a grande maioria se auto excluem ou são consideradas inaptas pelo próprio professor.
Para reverter tal quadro é necessário, segundo Sadi (2004) aceitarmos as inovações metodológicas do ensino e desenvolvimento em esportes, precisamos entender que a prática de jogos e esportes não é necessariamente baseada na reprodução de movimentos e sim na capacidade de se envolver no jogo. É preciso compreender o jogo como um processo cognitivo e, depois disto, o praticante precisa assegurar seus movimentos e atitudes como ações e técnicas individuais.
A aceitação das diferenças e das diferentes possibilidade de respostas e performances dentro do jogos e esportes ajudará na inclusão de personagens em nosso país esportivo – performance possível e adequada as diferentes faixas etárias, portanto, sem modelos pré – determinados, sem treinamento com sobrecarga, sem especialização precoce.
Aqui vale uma ressalva: se continuarmos com indicadores de modelos estereotipados de técnicas para a prática desportiva, contribuiremos para a diminuição do numero de praticantes e consumidores de esportes em nosso país e ainda teremos, um país de somente três esportes, como por exemplo: o futebol, o voleibol e o basquete.
Ainda, com mais um detalhe: esportes como voleibol e basquetebol não conseguem ter mais do que 10 equipes em seus torneios nacionais, ( estamos falando de torneios continentais ); portanto é preciso aceitar que algo errado tem ocorrido no mundo da formação esportiva de nossas crianças e adolescentes.
domingo, 20 de julho de 2008
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