l. Selecionando uma dança;
2. Aprofundando nossa pesquisa;
3. Os ensaios e a preparação para a apresentação;
4. A Avaliação.
1. Selecionando uma dança
a) Interesse: Música, movimentos, estória.
b) Passos e coreografia de fácil execução: Espanholas, japonesas, judaicas, árabes.
c) Instrumentos musicais e música: Habilidade para tocar instrumentos, música gravada.
d) Indumentária (arte do vestuário ): figurino é financeiramente mais acessíveis.
2. Aprofundando nossa pesquisa
a) Agora que você já selecionou a dança folclórica que mais lhe interessou aprofunde seus conhecimentos: Registre tudo o que você observou, inclusive com desenhos, fotos e filmagem.
b) Enredo: Sobre o que fala esta dança – estória , celebração festiva, ela fala de fatos ou sentimentos.
c) Personagens: Possuem nomes? Quais suas classes sociais? Como eles se relacionam ( disputam poder, se amam, são personagens religiosos, reis , etc.
d) Figurinos: é copia do vestuário da época ou sofreram transformação. Há alguma significação nas cores do figurino.
e) Adereço e objetos: Há bonecos, como no maracatu?; guisos, bandeiras, etc...O que representam? De que material são feitos?
f) Maquiagem, cabelos: Há uma maquiagem especial? São industrializadas ou da natureza? E nos cabelos, há enfeites?
g) Musicas: A letra das canções são uma forma de falar de um grupo social em especial ( negros, portugueses, índios?)
h) Instrumentos musicais: Quais os instrumentos utilizados? E seus nomes? Como são tocados?
i) Época histórica : Quando surgiu a dança? Ela representa um período histórico? Ela retrata algum acontecimento especifico?
j) Época do ano: Ela é dançada em alguma época especifica? ( colheita, festa religiosa, natal, páscoa, etc...)
k) Pessoas: Quem as dançava na época em que surgiu? (camponeses, escravos, índios, europeus, trabalhadores, burguesia) e quem as dança na atualidade? Com qual finalidade? ( ritual, festa, manutenção da cultura). Tem caráter religioso ou profano?
L) Movimentos: Observe e registre a coreografia; procure perceber de que parte do corpo partem os movimentos dessa dança ( pés, quadris, braços, coluna, mãos).
3) Os ensaios e a preparação para a apresentação
Funções num espetáculo:
A – Direção do espetáculo – Acompanha de “fora”, é ele que dará a palavra final em questões polemicas.
B – Coreografia – Convidar alguém da comunidade para ser o orientador, visando transmitir conhecimentos específicos e corrigir erros.
C) – Figurinos, adereços e objetos de cena – Como vamos obter materiais para a confecção dos figurinos? Sugestão:Visitem lojas de roupas usadas, solicitem doação de tecidos, e auxilio de quem sabe costurar.
D) Música – A musica gravada pede um equipamento com a dimensão adequada ao espaço da apresentação.
E) Maquiagem – Uma pessoa fará todas as maquiagens, ou cada uma fará a sua.
F) Palco: cenário, iluminação, som – realizem um projeto detalhado e envolva a maior parte do grupo nesta função.
G) Preparação da platéia, bilheteria e recepção do público – Organizar cadeiras, delimitar o espaço para o público, manter a limpeza do local, recepção do público – indicando onde as pessoas devem se posicionar.
H) Divulgação e programação visual – Quais serão as datas das apresentações? Haverá convites, cartazes? Quem irá criá-los e que equipe irá distribuir? Entrem em contato com a imprensa divulgue na imprensa escrita, falada e televisionada. Convide pessoas ligadas a cultura em sua cidade.
4. A avaliação
*Reúnam-se e conversem sobre essa experiência: o que deu certo, o que foi engraçado, qual a reação do público, onde houve falhas, o que poderia ter sido feito de outra forma.
*Escrevam sobre tudo individualmente, produzam depois uma matéria jornalística a respeito do espetáculo.
*Discutam a possibilidade de continuidade das apresentações e inclusive a venda do espetáculo para eventos, afinal vocês agora tem em mãos um produto cultural.
domingo, 15 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário