domingo, 22 de junho de 2008

Indignação

Hoje ao assistir a um programa esportivo na TV, me senti indignada com a forma que o esporte é conduzido em Ji-Paraná. Estava sendo comemorado um aniversario de l8 anos de uma escolinha esportiva que tem 300 crianças, nas categorias mamadeira, fraldinha e etc... É extremamente chocante crianças que aos 4 anos, ainda de fraldas, disputam uma partida de futsal, obedecendo regras oficiais do esporte e com arbitro. Pior ainda é ver tantas autoridades presentes, apreciando uma situação de especialização precoce, perigosa, que segundo Leite (2007) causa danos: neuro-fisiológicos, anatômicos, psicológicos, filosóficos e sociais. Vale lembrar Santana (2001) quando diz que muitas são as crianças que iniciaram precocemente no futsal e, por uma lesão grave, estresse de competição, treinamento, desinteresse, saturação, o abandonaram também precocemente.
Qual será a alternativa correta?
- Autoridades não sabem o que é especialização precoce?
- Autoridades não sabem o que é exercício ilegal da profissão?
- Falta para o profissional de Educação Física desenvolver um trabalho de conscientização da população sobre os perigos da pratica esportiva ministrada por pessoas sem preparo?
- Falta para os profissionais de Educação Física se filiarem em 100% no CREF , pagando em dia a anuidade, para reivindicar uma fiscalização e fazer valer uma Lei que não vem sendo cumprida e ainda é aplaudida por autoridades?
- Falta profissional de Educação Física para assumirem o trabalho de escolinhas esportivas, por tanto devo enquanto especialista capacitar os leigos?
Aguardo sua resposta, mas a tempo ainda gostaria de discutir com você o seguinte: Uma professora de Educação Física formada, funcionaria do governo a quase 25 anos, não pode levar seus alunos no CER regional, por falta do CREF, no entanto ela convive com a situação acima citada a menos de 50 metros da sua escola. Será que o CREF está sendo cobrado só para nós professores?
Profª Tânia

3 comentários:

Prof. João Viana disse...

Oi Tânia, entendo perfeitamente a sua indignação e sou totalmente favorável a ela. O pior disso tudo, é que essa "especialização precoce" a que você se refere, é mais grave ainda quando não sabemos como ela acontece, como se desenvolve e como é estruturada pedagogicamente falando. Quanto a citação relacionada ao CREF, vou encaminhar de alguma forma esse seu texto para a direção regional em Manaus, para que eles analizem e tomem alguma providência ou nos passe alguma orientação.

edivan disse...

Tânia entendo a sua preocupação,entretanto,não entendo o porquê da seduc não realizar algum evento a nível do 1º ao 5º ano (festivais,jogos cooperativos,gincanas,colônia de férias, entre outros).Tavez seria uma mobilização envolvendo profissionais qualificados para podermos diminuir e/ou acabar com a competição precoce.É preciso uma mobilização dos profissionais de EDUCAÇÃO FÍSICA para que estes eventos possam acontecer.

Coordenação de Educação Física disse...

Prof. João Viana e Prof. Edivan, que bom que vcs fizeram comentários, através deles já surgem idéias de melhorias:
- Organizar estudos sobre especialização precoce;
- Formalizar denuncias ao CREF de Manaus, sobre o exercicio ilegal da profissão.
- Solicitar recursos do CEC/SEDUC, para desenvolver eventos de 1º ao 5º ano.
Muito obrigado colegas pela contribuição, é assim que vamos contruir uma Ed. Fisica de qualidade. Profª Tânia